Rio reformula iluminação e revitaliza praças dos subúrbios

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 09:54, por: cdb
Governo faz melhorias na iluminação pública em ruas do bairro do Jacaré e na comunidade do Jacarezinho

A Rioluz, empresa vinculada à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio, inicia nesta segunda-feira, as obras de reformulação da iluminação pública em ruas do bairro do Jacaré e na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade. Ao todo, 421 luminárias antigas serão substituídas por novas, beneficiando 25 logradouros e melhorando a luminosidade em até 40%.

No Jacarezinho, as vias que receberão melhorias na iluminação são: Avenida Guanabara (30), as ruas do Rio (35), Amaro Rangel (30), Dalva (18), São Manuel (16), da Glória (15), Batista (12), Vieira Fazenda (15), Vila Jardim (20), Marques de Herval (10), Senhor do Bonfim (20), Nossa Senhora das Graças (25), Dom Jaime Câmara (30), além da Praça da Concórdia (6), da Travessa Viúva Cláudia (4) e da Via GE (30).

No entorno da comunidade, serão beneficiadas com nova iluminação as ruas Bruno Seabra (11), Sarandi (10), Gravata (12), Viseu (14), Professor Frias Vilar (3), Tapirapé (6) e as praças Ubajara (6), Marimbá (5) e a do conjunto dos ex-combatentes (38). A previsão é de que os serviços estejam concluídos até o dia 20 de abril.

A reformulação no Jacarezinho faz parte do Programa Reluz, que prevê a substituição de 32.480 pontos de luz antigos a vapor de mercúrio, por outros mais modernos com lâmpadas a vapor de sódio. A mudança reduz o impacto ambiental, o consumo de energia e aumenta a luminosidade nas vias contempladas. O programa conta com apoio do governo federal.

Ainda nesta segunda-feira, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos inicia o projeto de revitalização de quatro novas praças nas zonas Norte e Oeste da cidade: Macena (Cidade de Deus), Ronaldo Sobral (Campo Grande), da Creche (Caju) e Inominada da Avenida Teixeira de Castro II (Bonsucesso).

Essa é uma iniciativa do programa “A Praça é Sua”. A conclusão do trabalho está prevista para o próximo dia 31 de março. Os serviços a serem executados incluem a recuperação de todo o local, incluindo reparo e pintura de brinquedos e demais mobiliários.

As equipes da Comlurb farão ainda limpeza, roçada e capina nas áreas das praças. A Rioluz fará a manutenção no circuito de iluminação, com troca de lâmpadas queimadas e correção das que estiverem acesas durante o dia. Já os técnicos da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) realizarão reparos na pavimentação asfáltica, limpeza e desobstrução do sistema de drenagem.

Comments are closed.