Rio recebe exposição sobre arte Terena

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 07:22, por: cdb

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) vai inaugurar, nesta quinta-feira, (8), às 17h, na Sala do Artista Popular do Museu de Folclore Edison Carneiro, Rua do Catete 179, a Exposição Cerâmica Terena, reunindo a produção dos índios Terena da aldeia de Cachoeirinha, do município de Miranda, Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do CNFCP, do Programa Fome Zero Indígena de Mato Grosso do Sul, do governo daquele estado e conta com uma ampla rede de parcerias e apoios. Dentro da programação da mostra, também acontece, no dia 9 de janeiro (sexta), às 10h30m, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, mesa-redonda sobre arte indígena com representantes dos Terena (MS), Ticuna (AM) e Guarani (RJ).

No universo cultural do Mato Grosso do Sul, a cerâmica Terena destaca-se não apenas pela beleza e variedade das formas, mas pela tradição e significado dos saberes e tecnologias envolvidos em sua produção. Signo da identidade de uma etnia, é patrimônio cultural brasileiro de inestimável valor. A produção dos objetos – jarros, vasos, panelas, potes, pratos e outros utensílios – está intimamente ligada à vida dos Terena, sobretudo das mulheres, já que, assim como ocorre entre a maioria dos povos indígenas no Brasil, o universo da cerâmica é exclusivamente feminino.

Cerca de 600 peças estarão à venda por preços que variam entre R$ 2,00 (potinho) e R$ 150,00 (vaso grande). A Exposição Cerâmica Terena fica em cartaz até 20 de fevereiro, sempre de terça a sexta-feira, das 11h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h. A entrada é franca e o Museu de Folclore Esidon Carneiro fica na Rua do Catete 179, Catete, Rio de Janeiro. Telefones: 2285-0891, 2285-0441 ou 2285-2545.
 
Exposição Cerâmica Terena
Museu de Folclore Edison Carneiro – Sala do Artista Popular
Inauguração: 8 de janeiro (quinta), às 17h  / Até 20 de fevereiro
De terça a sexta: das 11h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados: das 15h às 18h
Entrada Franca
 
Mesa-Redonda sobre Arte Indígena
Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro
Dia 9 de janeiro (sexta), às 10h30m
Entrada Franca