Rio quer ser exemplo no Dia Mundial Sem Carro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de setembro de 2009 as 09:14, por: cdb

Nesta terça-feira, Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura do Rio está mobilizada na campanha por uma cidade mais saudável. Para estimular a população, realizará eventos culturais e educativos mostrando a importância de se repensar o uso do automóvel como meio de transporte nas grandes cidades.

O movimento, que tem abrangência internacional, contou com a adesão do prefeito Eduardo Paes, que se deslocou para o Palácio da Cidade de bicicleta nesta manhã, por volta das 6h.

A CET-Rio determinou a redução do limite de velocidade de 32 ruas secundárias de Copacabana, que passará a ser de 30 Km/h. Está proibido, também, o estacionamento de veículos no quadrilátero compreendido pela Avenida Rio Branco, Rua Santa Luzia, Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua da Assembléia.

Além disso, nas praças Mário Lago (Buraco do Lume), no Centro, e Cardeal Arcoverde, em Copacabana, haverá atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com outros órgãos da Prefeitura, para celebrar a ocasião.

Ciclofaixa de Copacabana

A Secretaria Municipal de Obras do Rio finaliza nesta terça a construção e a recuperação das rampas na ciclofaixa da Rua Xavier da Silveira, entre as Ruas Miguel Lemos e Bolívar, em Copacabana, Zona Sul da cidade.

Agora existem ao todo três rampas na Praça Eugênio Jardim e uma na Rua Miguel Lemos, onde duas estão sendo reconstruídas. Há serviços de reparos, também, em duas rampas na Rua Bolívar. Os acessos fazem parte do complexo da ciclovia que é interligada com pista de ciclistas da orla e possuem um piso especial para deficientes visuais.

Além da recuperação das rampas, foram realizados serviços de substituição de frades e grelhas de ralos na Praça Eugênio Jardim, e recuperação do piso de pedras portuguesas entre as Ruas Miguel Lemos e Barão de Ipanema.