Rio marcha contra a invasão do Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de abril de 2003 as 19:10, por: cdb

Nesta sexta-feira, realiza-se no Centro do Rio de Janeiro uma passeata contra a invasão anglo-americana no Iraque a partir das 16 horas. A manifestação começa com concentração dos manifestantes em frente a Candelária, prossegue com caminhada pela Avenida Rio Branco em direção à Cinelândia a partir das 17 horas e se encerra por volta das 20 horas – após ato público nas escadarias da Câmara Municipal – onde falarão representantes de partidos políticos, de entidades e parlamentares.

A passeata “Rio Contra a Guerra de Bush” está sendo organizada pelo Comitê Rio Contra a Guerra e Pela Paz – o mesmo que promoveu o ato público pela paz em Copacabana no dia 15 de fevereiro último. O Comitê Rio é integrado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por sete partidos políticos (PDT, PC do B, PSTU, PT, PCB, PCR E PCML), dezenas de sindicatos, ONGS e entidades estudantis (UNE, UBES, AMES e UEE) – além de organizações como o MST, Tortura Nunca Mais, Viva Rio , Fórum Social Carioca e CUT. Os organizadores estão convidando personalidades e artistas para o ato, além da população em geral.

A marcha e o ato público terão caráter eminentemente pacífico, inclusive ao defender o boicote simbólico de produtos “made in USA”, preservando o respeito ao povo norte-americano, em grande parte também contrário à guerra no Iraque.
Participarão do ato lideranças nacionais expressivas – Leonel Brizola e Oscar Niemeyer já confirmaram presença – além de representantes diplomáticos consulares, dirigentes nacionais de partidos, parlamentares federais, estaduais e municipais, autoridades religiosas, dirigentes sindicais e estudantis – e também lideranças sociais e empresariais, intelectuais e artistas.