Rio lança campanha contra exploração sexual de crianças

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 30 de janeiro de 2005 as 11:44, por: cdb

O governo do Rio está lançando hoje, com uma caminhada em Copacabana, a Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Participam integrantes do Programa Jovens pela Paz, desenvolvido pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria estadual da Infância e da Juventude, e moradores do bairro.

Segundo o secretário Altineu Côrtes, a idéia é mobilizar toda a sociedade para participar da luta contra a exploração sexual de menores, além de conscientizar os turistas de que essa prática é crime no Brasil, previsto em lei, com penalidades que vão de 4 a 10 anos de reclusão.

A campanha prevê a instalação de quatro tendas entre os postos 2 e 5 da orla de Copacabana, onde técnicos da Secretaria permanecerão durante toda a semana, fornecendo orientações ao público e distribuindo material informativo. Até o fim do carnaval, cerca de 1.500 integrantes do programa Jovens pela Paz estarão nos principais pontos turísticos da cidade distribuindo cartões postais com o slogan “É essa beleza a ser explorada”. A campanha vai ser realizada paralelamente nos municípios de Búzios, Campos, Cabo Frio e Volta Redonda.

Segundo relatório das Nações Unidas, na América Latina, o Brasil é o país onde mais se explora a prostituição infanto-juvenil, com mais de 500 mil casos. E é o segundo no mundo.