Rio inicia cadastramento de ex-ocupantes do prédio do Morro da Viúva

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de abril de 2015 as 12:38, por: cdb
 O cadastro desta quarta-feira foi feito pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
O cadastro desta quarta-feira foi feito pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A Defensoria Pública acompanhou nesta quarta-feira o cadastramento das famílias retiradas na semana passada da antiga sede do Flamengo, no Morro da Viúva, local após mandado judicial de reintegração de posse.

Desde o inicio da ocupação do prédio, atualmente arrendado pelo grupo EBX, do empresário Eike Batista, as famílias estão sendo assistidas pelo Núcleo de Terras e Habitação (Nuth) do órgão. O cadastro desta quarta-feira foi feito pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Segundo o defensor público João Helvécio de Carvalho, coordenador do Nuth, o objetivo do cadastramento é levantar as necessidades das famílias e encaminhá-las imediatamente às soluções disponíveis.

– Vamos verificar se há pessoas inscritas em programas sociais dos governos municipal, estadual ou federal”, antecipa Carvalho. Um exemplo é o programa Vila da Melhor Idade, em Santa Cruz mantido pela Secretaria Estadual de Habitação. “Mas para lá só podem ir idosos que sejam independentes. Portanto, precisamos fazer o estudo de cada caso – explica o defensor.

Minha Casa, Minha Vida

A próxima etapa será a entrega das chaves, prevista para o dia 30 de abril
A próxima etapa será a entrega das chaves, prevista para o dia 30 de abril

A partir desta quarta-feira, 1.484 famílias com renda até R$ 1.600,00 selecionadas pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, assinam o contrato de adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Foram sorteados 999 imóveis nos empreendimentos Recanto do Paçuaré I e Recanto do Paçuaré II, somados a outros 485 no condomínio Vivenda das Gaivotas, todos em Cosmos, na Zona Oeste da cidade.

A próxima etapa será a entrega das chaves, prevista para o dia 30 de abril. As famílias foram recebidas, nesta quarta-feira, na sede da Guarda Municipal, situada na Avenida Pedro II nº 111, São Cristóvão, para assinatura do documento.

Nesta quarta-feira, será a vez das 500 famílias selecionadas para Paçuaré I, no dia 24 as 499 sorteadas de Paçuaré II e, no dia 27 de abril, as 485 sorteadas para o condomínio Vivendas das Gaivotas. O atendimento será feito às 9h e às 13h30m. Os imóveis selecionados ficam em condomínios fechados e têm sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

Além das unidades que serão entregues, a Secretaria Municipal de Habitação sorteou, nos dias 11 e 15 de abril, outras 1.671 moradias para famílias com renda até R$ 1.600,00. Os resultados estão na página da SMH na internet, no endereço eletrônico http://www.rio.rj.gov.br/web/smh/minha-casa-minha-vida.