Rio é apontado como favorito para sediar Olimpíadas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 15 de setembro de 2009 as 12:06, por: cdb

Se as previsões do site GamesBids.com, especializado em candidaturas de eventos patrocinados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), estiverem certas, o Rio de Janeiro é a cidade favorita para sediar as Olimpíadas de 2016.

Concorrendo com Chigaco, Tóquio e Madri, o Rio aparece com 61,61 pontos, enquanto Chicago tem 60,01, Tóquio 59,20 e Madri soma 57,80. A pontuação é baseada em um modelo matemático criado pelo site, que acertou em cheio ao afirmar que Londres seria a cidade-sede das Olimpíadas de 2012. O resultado final será divulgado no dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca.

O GamesBids atribui a vantagem do Rio à parceria entre as três esferas de governo (municipal, estadual e federal) na realização dos jogos e ao bom projeto coordenado pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Outro ponto positivo é o fato da América do Sul nunca ter sediado uma Olimpíada.

Um dado novo na pesquisa é o avanço de Chicago, que aparece em segundo lugar. O crescimento seria explicado por dois motivos: primeiro porque o Comitê Olímpico norte-americano recuou da ideia de lançar um canal de TV especializado, que poderia concorrer com as transmissões oficiais de eventos do COI, e segundo porque o prefeito da cidade, Richard Daley, recebeu sinal verde da câmara para cobrir qualquer prejuízo que a organização do evento possa trazer para a cidade. A princípio, não havia garantias oficiais, o que tornava a candidatura fraca.