Rio divulga edital para seleção de cogestão das Lonas Culturais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 26 de maio de 2015 as 14:01, por: cdb
Podem participar do processo de seleção apenas organizações não-governamentais sem fins lucrativos, sediadas ou com sede no município do Rio
Podem participar do processo de seleção apenas organizações não-governamentais sem fins lucrativos, sediadas ou com sede no município do Rio

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) receberá propostas de trabalho de interessados em gerenciar artisticamente oito lonas da Prefeitura do Rio, através do Edital de Seleção de Cogestão das Lonas Culturais. Cada lona receberá um total de R$ 600 mil para a gestão dos espaços por dois anos, totalizando um investimento de R$ 4,8 milhões. O processo de seleção levará em conta novos critérios como a relação afetiva do proponente com o entorno das lonas e a preocupação com o calendário olímpico. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de junho.

Podem participar do processo de seleção apenas organizações não-governamentais sem fins lucrativos, sediadas ou com sede no município do Rio de Janeiro, que funcionem regularmente na área cultural há três anos. Cada gestor artístico poderá ocupar o cargo por dois anos renováveis por mais dois anos.

Outra novidade do processo de seleção é a criação de um conselho para validar a programação e realizar projetos que considerem as realidades socioculturais específicas das comunidades. As propostas devem ser elaboradas com o objetivo de contribuir para a democratização das lonas, fomentar circuitos e práticas e fortalecer vínculos entre os integrantes da Rede Carioca de Pontos de Cultura, da Rede de Ações Locais e de grupos e instituições culturais do Rio.

O edital está disponível para consulta no site da Secretaria Municipal de Cultura. Além da inscrição online, os interessados também podem entregar suas propostas pessoalmente ou enviar pelo Correio para a Rua Afonso Cavalcanti, 455/ 2 º andar, sala 270 (protocolo). O CEP é 20211-110. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail lonas2015.culturapresente@gmail.com.

Das dez lonas, oito serão oferecidas no edital: Lona Cultural Municipal Renato Russo, na Ilha do Governador; Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá; Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe; Lona Cultural Municipal Sandra de Sá, em Santa Cruz; Lona Cultural Municipal João Bosco, em Vista Alegre; Lona Cultural Municipal Herbert Viana, na Maré; Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro, em Anchieta.