Rio amplia horário de operação do VLT

Arquivado em:
Publicado Segunda, 27 de Junho de 2016 às 11:17, por: CdB

A circulação seguirá em nove paradas, partindo do Aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros (altura do Armazém 4)

Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro:

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Concessionária do VLT Carioca, informa que o horário de funcionamento do VLT Carioca foi ampliado a partir desta segunda-feira. O Veículo Leve sobre Trilhos, inaugurado no último dia 5 deste mês de junho,  funcionará das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira.

rio-5.jpg
Silencioso, o VLT é uma novidade para a população

A circulação seguirá em nove paradas, partindo do Aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros (altura do Armazém 4). Os intervalos de viagens serão reduzidos pela metade, devido ao aumento da frota em operação, que contará com quatro composições. O novo intervalo será de 15 minutos nos dois sentidos.

O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) integra a Operação Urbana Porto Maravilha. O novo modal está disponibilizando à à população e aos visitantes uma alternativa de mobilidade urbana inovadora e moderna no Centro e na Zona Portuária, além de criar um sistema que integra o centro financeiro e o corredor cultural aos demais modais.

Silencioso, o VLT é uma novidade para a população, por isso a prefeitura vem ressaltando a necessidade que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas se adaptem ao convívio com este novo meio de transporte, deslocando-se sempre com atenção para evitar acidentes.

Confira algumas dicas simples divulgadas pela prefeitura:

Olhar para os dois lados ao atravessar a rua

Atenção ao atravessar a rua, cruzamentos ou calçadas que tenham trilhos do VLT. O veículo é silencioso e trafega nos dois sentidos.

Respeitar a sinalização, mesmo que não se aviste um veículo, o sinal vermelho deve ser respeitado. O VLT tem prioridade no semáforo e funciona 24h por dia.

Manter o cruzamento livre, o veículo ou pedestre pode estar sobre a linha de um VLT sem perceber. É preciso ter atenção em todos os cruzamentos.

Ter cuidado com as crianças, pais ou responsáveis devem sempre segurar na mão das crianças. O VLT passa perto de calçadas e, em algumas áreas, até sobre os calçadões.

Atenção ao usar o celular, falar ou trocar mensagens no celular pode distrair o pedestre. Como o VLT é silencioso, é preciso ter atenção.

SuperVia

A partir desta segunda-feira, a SuperVia inicia uma nova etapa das obras de melhorias da Estação São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Essa fase contará com o nivelamento da plataforma 3, utilizada pelos passageiros dos ramais Saracuruna e Belford Roxo. Por isso, até a conclusão das obras, os trens desses ramais não realizarão parada em São Cristóvão.

A previsão é de que as intervenções sejam concluídas até o fim de julho. Os passageiros desses ramais que desejarem embarcar ou desembarcar na Estação São Cristóvão deverão realizar transferência para trens de Deodoro, Santa Cruz e Japeri nas estações Central do Brasil ou Intermodal Maracanã.   Com a conclusão das obras iniciadas em fevereiro, os trens do ramal Deodoro voltam a realizar paradas na Estação São Cristóvão, a partir do mesmo dia, e a Estação Praça da Bandeira volta a funcionar aos sábados, domingos e feriados.   As obras de melhorias fazem parte do projeto da nova Estação São Cristóvão, uma das seis estratégicas para os Jogos Olímpicos.   Os passageiros são informados sobre alterações necessárias à operação ferroviária por meio dos canais de comunicação da concessionária: sistema de áudio nas estações e trens; site; aplicativo; Facebook; Twitter; e o SuperVia Fone (0800 726 9494).

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo