Rio amplia horário de operação do VLT Carioca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de junho de 2016 as 13:31, por: cdb

A previsão é que toda a primeira linha entre em operação comercial no dia 1º de julho. A tarifa, de R$ 3,80, é a mesma dos ônibus. O usuário de outros modais poderá usar o Bilhete Único Carioca

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

A Prefeitura do Rio informou que o horário de funcionamento e o trajeto do VLT Carioca, Veículo Leve sobre Trilhos, serão ampliados a partir desta segunda-feira. O Veículo Leve sobre Trilhos funcionará de 11h às 16h, de segunda a sexta, e terá atendimento em mais uma parada: indo do aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros (altura do Armazém 4).

A Prefeitura do Rio informou que o horário de funcionamento e o trajeto do VLT Carioca, Veículo Leve sobre Trilhos, serão ampliados
A Prefeitura do Rio informou que o horário de funcionamento e o trajeto do VLT Carioca, Veículo Leve sobre Trilhos, serão ampliados

A operação, que foi sucesso entre os cariocas na primeira semana de funcionamento, somou 95 viagens nos dois sentidos, com tempo médio de percurso de 23 minutos entre a Parada dos Museus e o Santos Dumont. Foram distribuídos mais de 120 mil folhetos para orientar a população no uso do novo transporte.  Até o início de julho, todo o trecho entre a Praia Formosa (Rodoviária) e o Santos Dumont estará em operação.

Inaugurado no dia 5 deste mês pelo prefeito Eduardo Paes, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai operar de forma progressiva em sua primeira linha, que liga a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, até o próximo dia 30, de modo que a população se acostume à circulação dos bondes na zona portuária e no centro da cidade.

A linha Rodoviária-Santos Dumont tem 18 quilômetros em trilhos, 17 paradas e uma estação. No primeiro mês, não haverá cobrança de tarifa e o VLT transportará passageiros de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, com embarque e desembarque em oito paradas nos dois sentidos: Museus (na Praça Mauá), São Bento, Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont.

A previsão é que toda a primeira linha entre em operação comercial no dia 1º de julho. A tarifa, de R$ 3,80, é a mesma dos ônibus. O usuário de outros modais poderá usar o Bilhete Único Carioca para completar o deslocamento no VLT, desde que isso seja feito em um período de duas horas. Como não haverá cobrador, o usuário deverá validar o bilhete nos equipamentos instalados em cada composição.