Dois frascos com restos de ricina, um substância letal que pode ser usada com objetivos terroristas, foram descobertos em um armário da estação de trens de Lyon, em Paris, informou o Ministério do Interior francês nesta quinta-feira.
Embora as análises continuem, os testes realizados confirmam a presença de restos de ricina em uma mistura que se revelou como sendo “um veneno muito tóxico”, disse o Ministério.
A descoberta foi feita na segunda-feira (17) passada, quando a Polícia foi alertada pela Sociedade Nacional de Ferrovias Francesas (SNCF) de que em um armário havia quatro frascos (dois com pó e dois com líquido) e uma garrafa com líquido, que após analises descobriu-se ser ricina.
Há alguns meses, foram descobertos restos da mesma substância em um apartamento de Londres.
A informação é divulgada no mesmo dia em que o ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, anunciou uma série de medidas de segurança devido ao início da guerra contra o Iraque, apesar de não haver dados precisos de ameaças terroristas.
Além de reforçar o plano antiterrorista “Vigipirate” e ativar um centro operacional para obter informação e coordenar a ação das forças de vigilância, em onze setores serão aplicadas medidas de segurança, que vão desde as instalações nucleares até os transportes, passando pelas redes de distribuição de gás, água e eletricidade.
A França também protegerá interesses de países envolvidos na guerra e os templos religiosos, escolas e lugares onde há muita afluência de público e onde possa haver tensões.