Reunião de acolhida à professores preparam reinício do ano letivo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 13:26, por: cdb

Em reuniões realizadas na manhã desta segunda-feira, 27, nas 42 escolas de ensino fundamental do município, os cerca de 1,7 mil professores da rede pública de educação em Canoas (incluindo novas nomeações) participaram de atividades de acolhida e boas vindas.

As atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação são parte do cronograma de início das aulas nas Escolas de Ensino Fundamental na cidade.

Conforme a secretária Marta Ruffato, os encontros administrativos/pedagógicos discutiram assuntos como o calendário escolar, e também a escola que se quer, com a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do município. \”Já é uma ação efetiva do PDE, onde iremos sempre debater a escola que queremos, junto com a comunidade\”, disse.

Na escola municipal Duque de Caxias, o encontro reuniu equipe diretiva e professores, que também aproveitaram a integração para conhecer as quatro novas salas de aula que estarão sendo entregues para a comunidade neste começo de ano letivo. A escola tem cerca de 540 estudantes, no bairro Nossa Senhora das Graças.

A volta às aulas na rede municipal de ensino fundamental canoense vem sendo preparada desde o início do ano.

Em janeiro, todas as 265 cozinheiras da rede receberam a primeira das três capacitações do ano, em encontro na escola Rio de Janeiro.

Em duas semanas de fevereiro, a prefeitura realizou a entrega dos kits de uniformes escolares para pais e responsáveis pelos alunos.

PDE

Entre as novidades que iniciaram neste ano, uma das mais importantes é a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

No final de 2011, Canoas foi o primeiro município brasileiro a implantar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) 2011-2022. O projeto foi apresentado aos professores e diretores das escolas municipais, para que mobilizem a sociedade em torno do assunto.

O prefeito Jairo Jorge definiu a proposta como um desafio que busca indicadores positivos e um futuro próspero na área, \”Este não é um plano de governo, mas um projeto permanente para a cidade, a ser discutido com a comunidade escolar, com propostas para que a educação de Canoas chegue em 2022 com qualidade\”, afirmou.
Referência

O PDE será desenvolvido com ênfase na participação familiar, da comunidade escolar e do conhecimento da realidade de cada aluno. Tem como meta principal, além de garantir média acima de 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tornar Canoas referência na área em todo o país.

Durante este ano serão elaboradas estratégias para ativar a participação da família e está previsto o desenvolvimento de um programa inédito de acompanhamento do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental. A divulgação do Plano para a comunidade escolar começará na entrega dos uniformes escolares, que ocorrerá entre os dias 6 e 17 de fevereiro.

A elaboração do PDE atende o programa Todos Pela Educação, que trata dos dispositivos orientadores da política educacional brasileira, determinadas pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007.

 

 

Para os cerca de 30 mil alunos da rede pública de ensino fundamental em Canoas as aulas iniciam quarta-feira, 29. 

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha