Reunião da CPI do Banestado nesta terça

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de julho de 2003 as 05:01, por: cdb

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que analisa a remessa ilegal de dinheiro para o exterior pelas contas CC-5, a chamada CPI do Banestado, se reúnem, neste terça, para ouvir funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça.

Os parlamentares querem informações sobre a finalidade da criação dessa espécie de conta. Segundo denúncias do Ministério Público Federal, pelas contas CC-5 teria havido a remessa irregular de mais de R$ 30 bilhões.

Uma equipe da PF foi enviada em 2001 para Nova York para investigar remessas de cerca de US$ 30 bilhões para contas do Banestado no exterior, feitas por meio das contas CC-5. As primeiras informações apontavam que doleiros atuavam como operadores dessas contas.

O dinheiro foi enviado para outros bancos nos EUA e, depois, para paraísos fiscais, como acontece em esquemas de lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, há suspeita também de que o dinheiro seja, em parte, proveniente do tráfico. O relatório da PF aponta também o envolvimento de políticos no esquema.