RETROSPECTIVA 2007/novembro: Tragédia mata 7 em estádio da Bahia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de dezembro de 2007 as 11:32, por: cdb

Parte da arquibancada do Estádio da Fonte Nova, do Bahia, localizado na capital do Estado, em Salvador, cedeu no dia 25 de novembro de 2007 durante a partida entre Bahia e Villa Nova-GO, pela Série C do Campeonato Brasileiro, causando o maior acidente da história dos estádios brasileiros. Na ocasião, 11 pessoas caírem de uma altura de cerca de 30m: seis morreram na hora, uma a caminho do hospital e as outras quatro ficaram gravemente feridas. O ocorrido causou grande repercussão em diversos setores do País.

 

A tragédia ocorreu no dia que deveria ser de festa para a torcida tricolor, já que o Bahia conquistou uma vaga na segunda divisão em 2008.

 

Antes do acidente, um estudo realizado pelo Sindicato de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) no dia 1º de novembro, apontou a Fonte Nova como o pior dentre os 29 estádios vistoriados por integrantes da entidade. O relatório trazia informações de problemas de falta de manutenção no local.

 

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT) anunciou a demolição da Fonte Nova. Com isso, a equipe tricolor ficará sem estádio para mandar seus jogos na temporada 2008. No entanto, o próprio governo do Estado afirmou que um novo estádio será construído no mesmo local, porém com a participação de empresas privadas.

 

A imprensa de todo mundo noticiou o acidente e alguns jornais chegaram a afirmar que o desastre comprometeria a Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá no Brasil. No entanto, a Fifa disse que a tragédia não irá refletir na organização do Mundial no País.

 

Após o acidente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma nota oficial, em nome do presidente Ricardo Teixeira, lamentando a tragédia e manifestando solidariedade aos parentes e amigos das vítimas. O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também se mobilizou e divulgou uma nota destinada a Jaques Wagner, enviando os pesares.

 

A partida entre o Bahia e o Vila nova terminou empatada por 0 a 0 e o time tricolor baiano acabou sendo campeão da competição e garantindo vaga na Série B. Mesmo na terceira divisão, o time Bahia tem média de 40,4 mil torcedores por jogo na própria Fonte Nova. O São Paulo, campeão da Séria A em 2007, por exemplo, tem média de 28,6 mil por partida.