Ressaca: Rio acelera recuperação da orla da Zona Sul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2011 as 10:42, por: cdb
No Leblon, entre os postos 10 e 11, está sendo realizada a limpeza manual e mecânica

A Prefeitura do Rio vai acelerar a recuperação dos trechos danificados pela ressaca que atingiu as orlas das praias do Leblon, Ipanema e de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Apesar de perder força, a ressaca continuou a atingir a orla carioca na manhã desta terça-feira.

De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha e o Alerta Rio, ainda há previsão de ondas entre 2,5 e 3 metros até o início da noite.

As equipes da Coordenadoria Geral de Conservação continuam fazendo os reparos emergênciais, concentrando-se em trechos das orlas de Leblon e Copacabana e o trabalho deverá ser concluído até esta quarta-feira.

No Leblon, entre os postos 10 e 11, está sendo realizada a limpeza manual e mecânica de 45 bocas de lobo, 65 caixas de ralo e 455 metros de ramal de ralo. Além disso, 45 metros de meio fio de concreto da ciclovia e 43 metros quadrados de pavimentação em pedras portuguesas serão refeitas no calçadão. Em Copacabana, entre os posto 5 e 6, serão recuperadas 100 unidades do beiral de concreto e 12 metros quadrados de piso em pedra portuguesa do calçadão.

A operação tem apoio de dois caminhões, sendo um do tipo conjugado e outro do tipo vac all e equipe de calceteiros. O trabalho inclui ainda a limpeza de 40 ralos e 120 metros de ramais de ralo que foram obstruídos pela areia em todo o trecho das praias de Leblon, Ipanema e Copacabana. Também equipes da Comlurb participam da operação emergencial na Zona Sul. Os serviços de limpeza do calçadão e pistas das orlas de Leblon, Ipanema e Copacabana já foram concluídos.

No total foram removidas 120 toneladas de areia por equipes que somaram 100 homens, apoiados por equipamentos como varredeiras mecânicas, micro-tratores, caminhão pipa, pá mecânica e trator esteira para devolver a areia às praias.