Responsáveis por manejo florestal devem apresentar relatório ao Ibama

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de maio de 2003 as 16:30, por: cdb

Os responsáveis técnicos de planos de Manejo Florestal, cujo objetivo seja a extração de madeiras nativas, deverão apresentar, até o próximo dia 30 de maio, a Declaração de Acompanhamento e Avaliação de Plano de Manejo Florestal Sustentável (DAAPMF).

A declaração foi instituída pela Portaria Nº 19 da Diretoria de Florestas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), publicada em 11 de abril deste ano.

Segundo o diretor de Florestas, Antônio Carlos Hummel, a portaria tem como objetivo aprimorar o processo de revisão, avaliação, análise e controle dos planos de Manejo Florestal.

E também o de identificar dificuldades de implementação do manejo em florestas nativas através de justificativas e declarações dos próprios responsáveis técnicos pelo manejo.

O diretor lembra que o não cumprimento do prazo previsto na portaria poderá implicar na paralisação administrativa e trâmite de todos os demais procedimentos de autorização dos planos de Manejo Florestal dentro do Ibama.

Hummel alertou ainda para a importância de os técnicos florestais tomarem conhecimento desta portaria, para não prejudicar os empreendimentos pelos quais são responsáveis.

A DAAPMF está disponível aos interessados no site ou nos escritórios regionais do Ibama.