Republicanos abrem convenção em Nova York sob protesto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de agosto de 2004 as 08:55, por: cdb

Os republicanos abrem nesta segunda-feira sua convenção nacional com um tributo às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 e com uma saudação ao presidente George W. Bush feita por dois dos moderados mais conhecidos do partido – o ex-prefeito da cidade Rudolph Giuliani e o senador John McCain. No domingo, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas da cidade protestar contra Bush.

O partido começa sua convenção de forma otimista, depois que recentes pesquisas mostraram que Bush está ligeiramente à frente de seu rival democrata, o senador John Kerry. A convenção de quatro dias acontece em Nova York, a menos de sete quilômetros do local onde ficava o World Trade Center, em parte para lembrar os eleitores da liderança de Bush após os ataques.

–  Escolher um presidente, não escolhemos um republicano ou um democrata, um conservador ou um liberal. Escolhemos um líder -dirá Giuliani em seu discurso.

Mas dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas de Nova York neste domingo para condenar as políticas de Bush. Segundo a polícia, houve mais de 200 prisões e ao menos um confronto entre simpatizantes anarquistas e policiais. Três policiais ficaram feridos.

O presidente encerra a convenção com um discurso na quinta-feira.