Repsol YPF vai investir US$ 200 milhões no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003 as 13:53, por: cdb

A empresa de petróleo hispano-argentina Repsol YPF planeja investir cerca de 200 milhões de dólares no Brasil este ano, segundo comunicou a empresa hoje, segunda-feira, à Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha.

O vice-presidente de operações da empresa, Ramón Blanco, foi recebido sexta-feira passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem transmitiu o interesse da Repsol YPF no Brasil.

Segundo a petroleira, no encontro foi abordado também a integração dos mercados energéticos de Brasil, Argentina e Bolívia, países da região nos quais está presente a Repsol YPF.

Na opinião da empresa, a criação de um mercado único de energia melhoraria a eficiência dos sistemas e beneficiaria os consumidores.
Além disso, a integração energética possibilitaria o acesso do mercado brasileiro ao gás produzido na Bolívia e na Argentina.

Na conversa, na qual esteve presente a ministra brasileira de Minas e Energia, Dilma Roussef, deu-se destaque também ao potencial de crescimento do mercado de gás natural no Brasil, com taxas anuais superiores a 17 por cento.