Representantes de entidades da sociedade civil entregam carta a Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de maio de 2003 as 18:16, por: cdb

Representantes de entidades da sociedade civil vão entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Carta de Brasília “O PPA no Governo Lula: Participação em Controle Social”, fruto do seminário que começou na última quarta-feia (7) e termina nesta quinta-feira no auditório Nereu Ramos , da Câmara dos Deputados.

A previsão era de que o documento fosse entregue na próxima sexta-feira, mas, por problemas na agenda do presidente, ficou decidido que será na próxima semana, em data a ser definida. De acordo com a coordenadora de Gestão do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc), Iara Pietricovsky, o objetivo da carta é propor a participação da sociedade civil no planejamento estratégico, como instrumento para definir e implementar ações concretas de políticas públicas em todos os setores, no sentido de promover e apoiar o desenvolvimento sustentável.

Neste momento, os participantes do seminário concluem a redação do documento, que reivindica a implementação de canais de acesso dos cidadãos aos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e ao Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual. (Sigplan).

– Nossa proposta é que haja uma participação e um acompanhamento mais efetivo da sociedade civil na gestão do programas do governo -, disse Iara, que também é organizadora do evento.

Outra proposição contida na carta é a criação de mecanismos de controle social, com a participação da sociedade civil, acompanhar a implementação do orçamento em todo o seu ciclo, além das principais decisões da política econômica, com canais de interlocução da sociedade civil com os ministérios do Planejamento e da Fazenda.