REPRESENTANTES DE BANCOS EUROPEUS SE REÚNEM EM SANTIAGO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 9 de dezembro de 2012 as 13:19, por: cdb

SANTIAGO DO CHILE, 9 DEZ (ANSA) -Representantes de bancos e organizações financeiras da Europa e da América Latina se encontraram em Santiago, no Chile, para discutir sobre políticas macroeconômicas, liquidez global e risco país.
   
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, e o presidente do Banco da Espanha, Luis María Linde, destacaram os desafios para a zona do euro e o progresso em sua capacidade de resposta.
   
Reconheceram que muitos fatores da crise já foram vividos pela América Latina na década de 1980 e atualmente podem se ver na Europa.
   
Frente a crise, entenderam que “ter um quadro de credibilidade na zona do euro” irá permitir uma maior flexibilidade para enfrentar os problemas financeiros.
   
“É essencial continuar construindo credibilidade e evitar uma acomodação. Esta é uma lição sobre as respostas à crise que a América Latina deixou em sua história recente. O processo de ajuste é notável na zona do euro. O progresso tem sido significativo a nível institucional, demonstrando a vontade política de aprofundar a União Econômica e Monetária”, explicaram. (ANSA)