Representante do Iraque nas inspeções da ONU se rende

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de abril de 2003 as 15:25, por: cdb

O tenente-general Amir al Saadi, principal assessor científico de Saddam Hussein e representante do Iraque na última rodada de inspeção de armas das Nações Unidas no país, entregou-se neste sábado a tropas da coalizão anglo-americana em Bagdá.

A informação foi divulgada por um alto oficial militar do Comando Central norte-americano.

A rendição foi intermediada pela emissora de televisão alemã ZDF, que inclusive filmou o pedido do general, como forma de garantir sua segurança.

Segundo a ZDF, al Saadi saiu de sua casa em Bagdá junto com a esposa Helga, de origem alemã, e se entregou a um oficial norte-americano, que então escoltou o casal.

Al Saadi concedeu uma entrevista à emissora alemã, na qual disse não ter informação sobre os outros membros do governo, tampouco de Saddam Hussein.

E, assim como fez ao longo dos quatro meses de inspeções realizadas pelos técnicos da ONU, Al Saadi reiterou que o Iraque não possui armas de destruição em massa.

O assessor científico de Saddam foi incluído em uma lista preparada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com 55 autoridades iraquianas que deveriam ser “perseguidas, capturadas ou mortas”.