Renault acusa McLaren de "corrida armamentista

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Publicado Sexta, 12 de Março de 2010 às 08:06, por: CdB

A Renault acusou a rival McLaren de promover uma corrida armamentista na Fórmula 1 ao adotar uma polêmica asa traseira, considerada legal pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mas que despertou reclamações das outras escuderias.

– Está fundamentalmente claro que o desenho da asa da McLaren é totalmente ilegal – disse o diretor da Renault Bob Bell à rádio BBC, depois do primeiro treino livre da temporada, nesta sexta-feira, para o GP do Barein.

– Passaram com um cavalo pelo espírito das regras e regulamentos – acrescentou Bell, cuja equipe compete graças a uma suspensão na punição que recebeu por ter manipulado um resultado no GP de Cingapura em 2008.

– Eles abriram outra corrida armamentista, vai custar muito dinheiro para todo mundo. Os órgãos administrativos precisam ser muito mais fortes com essas coisas – afirmou.

O carro da McLaren passou na quinta-feira por inspeções no circuito de Sakhir, e a equipe disse ter consultado a FIA durante todo o processo de desenvolvimento.

Patrick Head, sócio e engenheiro-chefe da Williams, disse à Reuters que a asa traseira tem uma fenda que parece ser alimentada por um duto que os pilotos Jenson Button e Lewis Hamilton podem bloquear à vontade, com um movimento corporal.

– Entendo que o Charlie (Whiting, diretor de corridas) esteja dizendo que o artigo 3o do regulamento, que limitaria algo assim, não se aplica ao piloto, só ao carro. Mas lembro que quando nosso carro ativo foi banido, ele foi banido sob o argumento de que um pistão estava se movendo, e por isso influenciava o desempenho aerodinâmico do carro. O que me disseram que Charlie está dizendo é que o joelho de Lewis ou de Jenson, ou o que for, não é parte do carro – disse.

Head disse que a Williams pode rever o sistema da McLaren.

– É um problema, porque se um carro de repente é capaz de ganhar cinco ou seis quilômetros por hora na reta, então todos nós temos de fazer isso. Não estou dizendo que é ilegal, mas temos de ver a interpretação do Charlie – acrescentou.

Ele anteviu um cenário em que os pilotos podem guiar com uma mão na reta, usando a outra para cobrir o fluxo de ar por um buraco no cockpit, o que lhe daria uma vantagem competitiva.
Christian Horner, diretor da Red Bull e primeiro a se queixar do dispositivo da McLaren, disse que a asa foi considerada legal, e que outras equipes terão de encontrar soluções próprias.

– Nós questionamos isso há algum tempo. Como a FIA examinou e considerou ok, é portanto um projeto inteligente, ao invés de um projeto ilegal – disse.

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