Remoção de vasos tem início no cemitério

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 15:00, por: cdb

Em paralelo às ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, o Serviço Funerário Municipal iniciou, nesta semana, o trabalho de eliminação de criadouros no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, sob orientação do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses.

Equipes removem a terra e viram os vasos com a boca para baixo

A ação visa remover os vasos e floreiras móveis e tamponamento das fixas. A primeira etapa, que já iniciou. “Primeiro retiramos a terra dos vasos e floreiras, em seguida eles são virados com a boca para baixo, o que evita o acúmulo de água. Esses objetos são deixados atrás das sepulturas, para que os concessionários possam retirar. Mas os vasos que encontramos quebrados e danificados, já são descartados”, informou o diretor do SFM, Claudio Dianin.

Inês e Maria aprovam a ação do Serviços Funerário

Os concessionários têm até o dia 25 de abril para retirarem os vasos e floreiras. “Após essa data, iniciaremos a segunda fase, que vai remover os objetos deixados atrás das sepulturas”, disse o diretor.

Na terceira e última etapa, os vasos e floreiras fixas serão tampados. A ação visa à saúde pública. A área do cemitério é muito grande, são 11,5 mil sepulturas e a ação de limpeza não atingia 100% do resultado. O arredor do cemitério é totalmente urbanizado, com hospitais e grande densidade demográfica.

As irmãs Maria Nogueira e Inês Ferreira visitam semanalmente os entes queridos enterrados no Cemitério e apóiam a ação do Serviço Funerário. “Na sepultura da nossa família tínhamos dois vasos móveis, que foram colocados de boca para baixo e podem ser removidos”, comentou Maria.

“Ação visa à saúde pública”, disse Dianin

O Serviço Funerário espalhou faixas informativas pelo Cemitério Nossa Senhora do Desterro e encaminhou cartas com comunicado sobre a ação, para os concessionários.

Os concessionários de sepulturas do Cemitério Nossa Senhora do Desterro que tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações sobre a ação, podem entrar em contato com Serviço Funerário Municipal pelo telefone (11) 4521-2499.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho