Religiosos terão de se credenciar para encontros com o papa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de março de 2007 as 11:56, por: cdb

Cardeais, bispos e padres que participarão de cerimônias com a presença do papa Bento XVI, durante sua visita ao país, a partir de 9 de maio, terão que ser credenciados pela Polícia Federal, através do Itamaraty, diz um informe divulgado nesta quarta-feira pela Organização da Visita do papa ao Brasil. A nota esclarece ainda que o povo, em geral, não precisa de credencial para participar das missas (São Paulo e Aparecida) ou do rosário, na Basílica Nacional.

O texto informa ainda que o acesso, a atuação ou circulação nos locais próximos ao papa será permitido pela Segurança apenas para quem exibir, no acesso aos locais, a credencial devidamente fornecida pela Polícia Federal. Portanto, o credenciamento será necessário para bispos / cardeais, padres, equipes de celebração ou encenação, apoio técnico e imprensa.

O boletim salienta ainda que os jovens, para entrarem no Estádio do Pacaembu, não precisam de credencial. O encontro é reservado aos jovens, representantes das dioceses, que deverão ter o convite / ingresso, enviado por Sedex pela Organização do encontro às dioceses que confirmaram a participação. Outras pessoas que, porventura, também tiverem que entrar no estádio,deverão ter em mãos o mesmo convite distribuído aos jovens através das dioceses.

As concelebrações das Missas em São Paulo e Aparecida, segundo as determinações de segurança, serão abertas a todos os bispos e padres que o desejarem, mediante o credenciamento. Para os bispos, o credenciamento é único, valendo para os diversos eventos. O encontro na Catedral de São Paulo é reservado aos bispos do Brasil. O encontro na Fazenda da Esperança é reservado às pessoas convidadas pela própria Comunidade da Fazenda.

Somente as pessoas devidamente autorizadas pela Organização da Visita do Papa poderão encaminhar pedidos de credenciamento ao Itamaraty. A documentação enviada ao Itamaraty deverá ser impressa. Mais informações sobre o credenciamento constam no site: http://www.visitadopapa.org.br