Relações Exteriores instala subcomissão sobre a Rio+20

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de junho de 2011 as 15:40, por: cdb

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional instalou nesta quarta (1º) uma subcomissão especial para acompanhar as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

A Rio+20 reunirá governantes, cientistas, técnicos, ONGs, movimentos sociais e parlamentares, para discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e, também, a sua vinculação com a erradicação da pobreza.

O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que sugeriu a criação da subcomissão, foi eleito presidente do colegiado. O 1º vice-presidente é o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) e o relator, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

“O Congresso deve ser um laboratório de ideias”, afirmou Sirkis. “A posição brasileira [para a Rio+20] vai ser fechada em novembro. Então precisamos, até novembro, apresentar as ideias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.”

Ainda não há data marcada para a próxima reunião do colegiado.

Outros grupos
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara também vai instalar uma subcomissão sobre a Rio+20, em data a ser definida. Já a Frente Parlamentar Ambientalista instalou, também nesta quarta, um grupo de trabalho para acompanhar as atividades da conferência.

Da Redação/DC