Reino Unido envia ajuda à Jamaica após a passagem do Ivan

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 11 de setembro de 2004 as 14:04, por: cdb

O Reino Unido enviou neste sábado à Jamaica dois navios da Armada britânica que têm por objetivo ajudar esse país a superar os danos causados pelo furacão Ivan, enquanto algumas organizações humanitárias também já fazem planos para ajudar a população.

Os navios “RMS Richmond” e “Wave Ruler”, com uma tripulação de 300 pessoas, entre elas técnicos e médicos, navegam para a zona, enquanto o governo britânico mantém em estado de alerta vários especialistas em crise humanitárias.

Além disso, a organização não-governamental (ONG) Oxfam afirmou que mobilizou voluntários que viajarão à Jamaica assim que os aeroportos da ilha caribenha forem reaberto e que eles se centrarão no abastecimento de água.

“O primeiro que faremos será conseguir água fresca. Também há uma grande necessidade de cobertores e materiais para construir abrigo”, assinalou a coordenadora para o Caribe da Oxfam, Marilise Turbull.

“Muita gente perdeu não só seus lares, mas seus meios de vida. A Jamaica necessitará muita assistência governamental e sei que o governo britânico está muito interessado em ajudar”, acrescentou Turbull.

O Ivan, um perigoso furacão com ventos de 230 quilômetros por hora, afastava-se hoje da Jamaica e avançava lentamente para as ilhas Cayman e Cuba.