Reino Unido e EUA conversaram sobre vôos suspensos

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Janeiro de 2004 às 19:24, por: CdB

O ministro do Interior britânico, David Blunkett, conversou nesta sexta-feira por telefone com o secretário de Segurança Interna norte-americano, Tom Ridge, sobre o cancelamento de vôos para os Estados Unidos por motivos de segurança. Blunkett e Ridge tiveram uma conversa "muito útil", confirmou o Ministério do Interior, que não especificou se ambos os ministros chegaram a algum plano específico de atuação conjunta.

A ligação foi confirmada depois que a British Airways, maior companhia aérea européia, cancelou hoje pelo segundo dia consecutivo seu vôo da tarde de Londres para Washington, em resposta a uma recomendação do Governo britânico por razões de segurança.

A medida foi tomada quando o medo de novos atentados terroristas levou a um aumento das medidas segurança nos EUA e causou cancelamentos e atrasos de vários vôos destinados ao país nos últimos dias. O vôo afetado hoje foi o BA223, que tinha partida prevista para 15h05 GMT (13h05 em Brasília) do aeroporto de Heathrow para o terminal Dulles, em Washington.

Há dois dias, um avião que fazia o mesmo serviço foi escoltado por um caça da Força Aérea americana e, posteriormente, inspecionado durante horas pelo FBI em um lugar isolado do terminal de Washington.

Os Estados Unidos estão em nível de alerta laranja, o segundo maior, por medo de um atentado terrorista com aviões comerciais similar aos cometidos em 11 de setembro de 2001.

O governo de Washington anunciou na segunda-feira que pediu às linhas aéreas estrangeiras que levem agentes armados em seus vôos de chegada ou saída dos EUA quando acharem oportuno.

Esta semana, dois vôos da companhia Aeroméxico que faziam a rota Los Angeles - Cidade do México foram suspensos por medo da presença de seqüestradores aéreos, e enquanto isso vários caças escoltaram alguns aviões da companhia aérea Air France.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo