Registros de dengue caem no Rio

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Março de 2007 às 13:23, por: CdB

O número de casos de dengue no Rio de Janeiro caiu nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2006. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Victor Berbara, enquanto foram notificados 6.437 casos durante os meses de janeiro e fevereiro de 2006, este ano houve 4.196 ocorrências no mesmo período.

Para evitar que haja aumento nesses registros, agentes de saúde começam em abril a realizar um levantamento sobre o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypty, transmissor da dengue. Os dados, que serão colhidos em residências, condomínios e endereços comerciais, servirão de base para a segunda etapa das ações de prevenção da doença.

De acordo com Berbara, a ação faz parte da preparação para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em julho.

- Nós estamos nos preparando para isso, é um trabalho muito grande e a intenção é que cheguemos ao Pan e prossigamos depois com um ambiente livre da dengue -, disse o superintendente.

Durante as visitas, os agentes também vão orientar os donos dos imóveis a evitar a criação de focos propícios à proliferação do mosquito.

Desde fevereiro, uma força-tarefa de combate à dengue, envolvendo 400 agentes de saúde da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que atuavam em diversos municípios fluminenses, trabalha na capital. O objetivo da ação integrada entre as prefeituras da região e os governos estadual e federal é intensificar as ações de prevenção da doença.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo