Região dos Lagos terá novo sistema de abastecimento de luz

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de janeiro de 2005 as 10:01, por: cdb

Será inaugurado na próxima segunda-feira o novo sistema de abastecimento de energia elétrica para os municípios da Região dos Lagos. O evento, marcado para às 11 horas, será realizado na subestação Porto do Carro, na localidade de Vinhateiro, em São Pedro D’Aldeia.

– O novo sistema, pertencente a Ampla (antiga Cerj) aumentará a capacidade de transmissão de energia elétrica para a Região dos Lagos com reflexos em outras regiões, reforçando o sistema, melhorando a qualidade da energia para os consumidores, pois reduzirá as oscilações de tensões, e também diminuindo a possibilidade de ocorrência dos tradicionais blecautes, que historicamente acontecem nessa época do ano, quando aumenta o fluxo de turistas e o consumo por causa do verão. O projeto é uma antiga reivindicação da região e consistiu na implantação de uma Linha de Transmissão com 41 quilômetros de extensão, de 138 KV, que vai de Rocha Leão, no município de Casimiro de Abreu, até Porto do Carro, em São Pedro d´ Aldeia, e chega em um momento oportuno, antes do carnaval, quando acontece a maior demanda para o setor elétrico na região – explica o secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer.

De acordo com o presidente da Ampla, Marcelo Llevenes, 1,7 milhão de pessoas serão beneficiadas nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Carapebus, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro D´Aldeia, Saquarema e Silva Jardim., representando um investimento de R$ 20 milhões da empresa, tanto na nova linha, como nas ampliações das subestações.

A cerimônia de inauguração contará com as presenças do secretário Wagner Victer, do Secretário Estadual de Turismo, Sérgio Ricardo, do presidente da Ampla, Marcelo Llevenes, e prefeitos da região. Será realizada na Subestação Porto do Carro, situada na Estrada Porto do Carro, s/n, em Vinhateiro, São Pedro D´Aldeia.