Rede de tv transmite batalha em Umm Qasr ao vivo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de março de 2003 as 10:25, por: cdb

Um combate entre fuzileiros navais dos Estados Unidos e o que as forças da coalizão chamaram de “bolsões de resistência” iraquiana na cidade portuária de Umm Qasr ganhou dramaticidade neste domingo quando imagens da batalha foram transmitidas ao vivo pela televisão.

Segundo um sargento da 15ª Unidade Expedicionária do Corpo dos Fuzileiros Navais, Nick Lerma, os choques terminaram em poucas horas após um ataque com um jato Harrier e prisioneiros de guerra seriam feitos.

Forças da coalizão entraram no último sábado (22) em Umm Qasr, o único ponto iraquiano no Golfo Pérsico, e começaram a prepará-lo como uma base para receber carregamentos de ajuda humanitária. No entanto, soldados iraquianos continuaram a resistir em algumas áreas da cidade, levando as tropas da coalizão a avançar com mais cautela.

Segundo o sargento, a força iraquiana era bem maior do que se imaginou inicialmente. “A situação escalou rapidamente de um tiroteio para uma batalha em grande escala”, acrescentou.

Enquanto a batalha prosseguia, o ministro iraquiano da Informação, Mohammed Saeed al-Sahaf, declarava, em Bagdá, que os “heróis de Umm Qasr” estava dando uma lição valiosa nas forças da coalizão.