Recursos do Bird vão beneficiar 150 mil pessoas da área rural fluminense

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de setembro de 2009 as 15:02, por: cdb

Empréstimo aprovado esta semana pelo Banco Mundial (Bird), no valor de US$ 39,5 milhões, vai atender cerca de 37 mil famílias, ou o equivalente a 150 mil pessoas da área rural fluminense, que representam 30% da população rural do Estado do Rio de Janeiro. Os recursos serão destinados ao programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

O secretário de Agricultura do estado do Rio, Christino Áureo, disse à Agência Brasil que os US$ 39,5 milhões do Bird vão ser aplicados em saneamento rural, estradas vicinais e recuperação do meio ambiente.

– Enfim, ações voltadas à integração entre agricultura, meio ambiente e o mercado de consumo, fazendo com que a agricultura familiar  seja estimulada, não só para melhorar a produção, mas também para práticas sustentáveis – informou Áureo.

O secretário afirmou que a ação será realizada em 59 dos 92 municípios do Estado.

– Ela abrange, fundamentalmente, as pequenas comunidades,  ou seja, as microbacias. São pequenos vilarejos e povoados, situados exclusivamente na área rural – disse.

O objetivo do programa Rio Rural é gerar renda e melhorar as condições de vida da população que mora no campo.

O diretor do Bird para o Brasil, Mahktar Diop, disse que o programa do governo fluminense sinaliza para uma nova direção nas ações de desenvolvimento rural.