Reconstrução de Banda Aceh deve custar quatro bilhões de dólares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de janeiro de 2005 as 05:39, por: cdb

O governo da Indonésia disse, nesta segunda-feira, que a reconstrução da província de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, a área mais afetada pela catástrofe de 26 de dezembro, custará cerca de 4 bilhões de dólares.

O ministro de Economia da Indonésia, Aburizal Bakrie, acrescentou durante a primeira sessão de uma reunião econômica em Jacarta que esta despesa em Aceh depende da decisão que deve tomar o governo sobre se aceita a moratória do pagamento da dívida externa que ofereceu o Clube de Paris, na semana passada, às nações afetadas por esta catástrofe.

Cerca de 115.000 pessoas perderam a vida na Indonésia, a maioria em Aceh, como conseqüência do terremoto de nove graus de magnitude que sacudiu Sumatra em 26 de dezembro passado e das ondas gigantes provocadas por ele.

Cerca de 60 organizações internacionais e mais de 6.500 voluntários trabalham em Aceh em tarefas humanitárias.

As autoridades indonésias também informaram na reunião que o país precisará de cerca de 150 bilhões de dólares durante os próximos cinco anos para fazer todas as obras de construção, reparação e atualização de infra-estruturas necessárias.