Recessão chega ao fim na Alemanha mas ainda ruge na Inglaterra

Arquivado em:
Publicado Terça, 29 de Setembro de 2009 às 10:19, por: CdB

O crescimento econômico da Alemanha provavelmente acelerou para 0,7% no terceiro trimestre, previu o instituto econômico DIW nesta terça-feira. A maior economia da Europa saiu da pior recessão do pós-guerra no segundo trimestre, com expansão de 0,3% no período.

– Essa notícia positiva (de aceleração no terceiro trimestre) não deve esconder o fator de que, após a queda durante a crise, a atividade na indústria ainda está apenas no patamar de 10 anos atrás – disse o economista do DIW Stefan Kooths, em comunicado.

Na Grã-Bretanha, o panorama econômico está pior, após constatação de que o Produto Interno Bruto (PIB) retraiu-se no segundo trimestre de 2009, ainda que em ritmo menor do que o anteriormente previsto, devido a uma performance mais forte do setor de construção. A agência nacional de estatísticas informou nesta terça-feira que PIB caiu 0,6% sobre o primeiro trimestre, abaixo da divulgação preliminar de queda de 0,7%.

Em relação ao segundo trimestre de 2008, houve retração de 5,5%, a mesma da leitura preliminar e a maior da série histórica iniciada em 1955. A produção do setor de construção foi revista para queda de 0,8%, ante a divulgação anterior de recuo de 2,2%. A melhora no setor foi liderada por um forte crescimento de projetos do setor público e de infraestrutura.

A agência revisou também o dado do primeiro trimestre, mas para pior, para declínio de 2,5% sobre igual período do ano anterior, ante baixa anteriormente divulgada de 2,4%, devido a uma revisão do setor de serviços.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo