Receita Federal já recebeu mais de 3,8 milhões de declarações

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 4 de abril de 2003 as 17:06, por: cdb

A Receita Federal já recebeu cerca de 3,8 milhões de declarações do Imposto de Renda de 2003 (ano-base 2002). O levantamento preliminar foi obtido junto a um dos técnicos da Receita. O balanço completo será divulgado hoje à tarde.

Até segunda-feira, 3,180 milhões de contribuintes haviam entregue suas declarações para a Receita. O montante correspondia a um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para 2003, a expectativa da Receita é receber 19 milhões de declarações. No ano passado, foram entregues 15,5 milhões de declarações dentro do prazo estipulado pela Receita.

O volume de declarações enviadas até agora corresponde a 20% do total esperado pela Receita.

Mesmo assim, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, acredita que a expectativa seja atingida. Pelas planilhas da Receita, o ritmo de entrega das declarações de 2003 estão cerca de 30% superiores ao mesmo período de 2002.

“Como todos os anos, o contribuinte sempre deixa para entregar a declaração na última hora. O ritmo de entrega tende a aumentar até o final do mês”, disse Adir.

O prazo para entrega das declarações termina no dia 30 de abril. O contribuinte que perder o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que registraram em 2002 rendimentos tributáveis superiores a R$ 12.696.

O contribuinte dispõe de quatro meios para enviar a declaração. Pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), nos modelos completo e simplificado ou ainda pela Declaração Simplificada Online. Neste último caso, o preenchimento é feito diretamente no site da Receita.

As declarações também podem ser entregues por telefone (0300-78-0300), nas agências dos Correios (em papel) e do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (em disquete).