Rebeldes oferecem US$ 20 mi por Putin

Arquivado em:
Publicado Quinta, 09 de Setembro de 2004 às 07:02, por: CdB

Rebeldes chechenos prometeram nesta quinta-feira dar 20 milhões de dólares para quem quer que os ajude a capturar o presidente russo, Vladimir Putin. No dia anterior, o governo da Rússia ofereceu uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que levem à localização dos dois principais líderes chechenos, Aslan Maskhadov e Shamil Basayev.

- Oferecemos uma recompensa de 20 milhões de dólares a países, organizações ou indivíduos que dêem à república chechena auxílio para deter o criminoso de guerra Vladimir Vladimirovich Putin - , disse um comunicado exibido em sites de rebeldes.

A declaração foi assinada pelo "centro antiterrorista da República da Chechênia", parte do governo não-reconhecido de Maskhadov.

O comunicado acusa Putin de lançar uma guerra contra a Chechênia e de ser responsável pela tomada de uma escola na cidade de Beslan, que acabou com a morte de pelo menos 326 pessoas, quando as forças russas entraram para libertar mais de 1.000 reféns.

Maskhadov, um relativamente moderado entre os separatistas chechenos que lutam contra a Rússia há 10 anos, negou envolvimento no caso da escola. Basayev ainda não comentou o assunto, mas especialistas dizem que o ataque tem todos os sinais de sua liderança.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo