RBTRANS renova sinalização de vagas especiais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 16:36, por: cdb

Qua, 04 de Abril de 2012 17:10Deficientes físicos e idosos são os beneficiados
Para manter a garantia da reserva de 5% das vagas dos estacionamentos públicos para idosos e de 2% para deficientes físicos previstas em Lei, a RBTRANS renova permanentemente a sinalização das vagas especiais. A novidade para este ano é a aplicação do material “laminado elastoplástico” utilizado na sinalização horizontal de pavimentos.
Segundo a engenheira Aline Louise, chefe da Divisão de Engenharia da RBTRANS, o material é antiderrapante, possui alta retro-refletividade, resultado da presença de micro esferas de vidro, permitindo assim boa visualização tanto de dia quanto a noite, sendo ainda aplicado de forma rápida, já que a instalação se dá por meio de adesivo de contato.
“Esperamos renovar inicialmente trinta vagas em locais considerados de maior utilização já que esse material possui alta resistência e excelente durabilidade, posteriormente estaremos renovando as demais vagas com pintura a frio”, explica o Superintendente da RBTRANS, Eng.º Ricardo Torres. Ainda segundo o Superintendente, o material foi escolhido por ter sido testando com sucesso nos últimos anos em Rio Branco na aplicação em faixas de pedestre, tendo durabilidade média superior a dois anos. “Esperamos que nas vagas especiais, a durabilidade seja de no mínimo três anos já que o material não vai sofrer desgaste direto dos pneus dos veículos, entretanto nossa dificuldade ainda será manter a limpeza já que temos uma região com muita terra sedimentada no asfalto o que acaba “escondendo” a sinalização horizontal”, explica ele.

Credenciamento para uso das vagas na sede da RBTRANS

O credenciamento para a utilização das vagas destinadas a idosos e deficientes é realizado na sede da RBTRANS, situada à Avenida Brasil, nº 668, Conjunto Xavier Maia, de segunda a sexta-feira no horário de 8 às 13 horas, mediante a seguinte documentação:

– RG e CPF (originais e cópias);
– Comprovante de endereço recente;
– Laudo médico, no caso de deficientes;
– Preenchimento de Requerimento solicitando o credenciamento;
– Pagamento de taxa no valor de R$ 16,05.

Campanhas educativas e fiscalização continuam
Estas ações fazem parte do compromisso da RBTRANS com as Campanhas: “Esta Vaga Não é Sua Nem por um Minuto” e “Vagas para Idosos – Eu Respeito”, que foram lançadas em setembro do ano passado em parceria com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar e DETRAN.
Também têm direito de estacionar o carro nas vagas especiais os motoristas que transportem esses usuários. Aqueles que ocuparem as vagas indevidamente serão multados e poderão ter o veículo guinchado pela Polícia Militar e DETRAN que continuam os serviços de fiscalização. Quem for flagrado estacionado irregularmente nas vagas recebe multa de R$ 53,20, tem 03 pontos na CNH e o veículo removido.