Razia pontocom

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de março de 2003 as 15:06, por: cdb

O setor de Tecnologia da Informação (TI) nos Estados Unidos perdeu cerca de 560 mil vagas nos últimos dois anos, em decorrência do estouro da bolha das empresas pontocom. A constatação é da American Electronics Association.

Quem mais sofreu com a derrocada das empresas virtuais foram os que trabalhavam em empresas de tijolo, fabricantes de PCs, servidores, semicondutores, eletrônica de consumo e equipamentos médicos, de onde mais de 400 mil pessoas receberam o “bilhete azul”. As empresas de comunicações demitiram mais de 150 mil técnicos. Para compensar a tragédia americana, as empresas de serviços de software admitiram 5,3 mil profissionais.

No Brasil não há dados confiáveis sobre o desemprego gerado pelo fracasso da economia virtual, mas estimativas de especialistas indicam que mais de 25 mil profissionais de TI trocaram o mundo virtual pelo desemprego real.

Diferentemente dos EUA, no Brasil as empresas de telecomunicações ainda superam as empresas de software como melhor alternativa para os profissionais do setor.

ENTRE AMIGOS
O diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Jamil Haddad, recebe hoje, às 14 horas, em seu gabinete, a visita de um velho companheiro do PSB: o ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, que aproveita a vinda ao Rio para discutir com Jamil a possibilidade de firmar convênios com o Inca.

NEÓFITOS
Informatas fluminenses que foram a Brasília participar do movimento pela ampliação do Simples, voltaram frustrados. De todos os deputados comprometidos com a derrubada do veto presidencial de FHC, apenas um sabe a importância do Simples para o setor.

SARAVÁ
Na sessão em homenagem às religiões afro-brasileiras, ontem, na Câmara, quando o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ) ocupou a tribuna, mulheres, vestidas de baianas e com trajes típicos, viraram as costas para o parlamentar, enquanto outras deixaram a platéia. Foi uma forma de protestar contra atos da Igreja Universal do Reino de Deus, principalmente na Bahia, onde é acusada pelos umbandistas de perseguição religiosa.

A PROPÓSITO
O presidente do PL e coordenador político da Igreja Universal, deputado Bispo Rodrigues, esclarece, hoje, à Comissão de Constituição e Justiça da Alerj, a versão do deputado Marcos Abraão, que o acusa de esconder provas do assassinato do pastor-deputado Valdeci Paiva de Jesus.

SAMBA
O mundo pegando fogo e a exuberante Luma de Oliveira convocou coletiva para protestar contra sua deposição do trono de Rainha da Bateria da Viradouro.

A mídia compareceu em peso…

TELA QUENTE
Segundo o site Peoplenews.com, Victória e David Beckhan decidiram esquentar a decoração da casa onde moram com arte erótica: encomendaram do alemão Allardice-Greinand um quadro retratando os dois nus. Pagaram R$ 30 mil.

REGISTRO
Em e-mail a esta coluna, o deputado Ricardo Abrão, líder do PPB, garante que ele e a colega Aparecida Panisset estavam na sessão de quinta-feira (13), desde a abertura dos trabalhos da Alerj, não procedendo a informação de que teria havido fraude no painel.

AO LARGO
Numa obra de esmerada qualidade, a Aracruz Celulose acaba de distribuir seu relatório de 2002. Apesar do período de instabilidade interna e externa, o presidente do Conselho de Administração, Erling S. Lorentzen, comemora:

– O ano em que a Aracruz completou 35 anos foi marcado pelo estabelecimento de recordes pela empresa e a expansão de sua presença no mercado internacional.

Inconfidências

>> Um título da Igreja Universal do Reino de Deus aparece apontado no 1O Ofício.

>> A cantora Daniela Mercury será a atração, amanhã, do show de despedida do atual estádio do Benfica. O clube português vai demolir o que resta do histórico Estádio da Luz para construir um novo, que acolherá a final da Eurocopa 2004.

>> O técnico Felipão ignorou as críticas e convocou, ontem, o meio-campo brasileiro naturalizado português Anderson, o Deco, para o amistoso da seleção de Portugal contra o Brasil, dia 29 próximo, na cida