Radiobrás financiará TV em português e espanhol para a América

Arquivado em:
Publicado Quinta, 07 de Outubro de 2004 às 17:04, por: CdB

O Brasil investirá cerca de 30 milhões de reais para lançar um canal de TV pública voltado para todo o continente americano, com transmissões em português e em espanhol.

A TBI (Televisão Brasil Internacional) dará início a suas atividades no primeiro semestre de 2005 e será custeada principalmente pela Radiobrás, além de contar com dinheiro vindo do Judiciário e do Legislativo.

- O canal vai mostrar aquilo que o Brasil é. Ele traçará um retrato de todas as áreas do país. Será uma carta de apresentação, de entrada para o Brasil, mostrando o que temos nas áreas comercial, cultural e de turismo - afirmou à Reuters o diretor de jornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de firmar um acordo com líderes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou na semana passada um decreto criando o comitê gestor responsável por organizar a implementação do canal.

A TBI será transmitida a partir de Brasília via satélite e poderá ser vista na TV a cabo, explicou Garcez.

O diretor de jornalismo da Radiobrás contou que, até o final de 2004, serão investidos cerca de 10 milhões de reais em equipamentos. Outros 20 milhões de reais serão desembolsados no próximo ano para colocar o canal em funcionamento.

- A idéia que temos é de fazer programas jornalísticos em espanhol e o resto da programação em português, com tradução por meio de legenda -  disse.

A TBI atingirá toda a América, mas seu foco principal será a América do Sul.

- Esse é um canal com uma missão de integração. E essa é uma meta clara, que tem foco inicial na América do Sul, um dos pilares da política externa - acrescentou Garcez.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo