Rádio pirata atrapalha comunicação entre avião e torre

Arquivado em:
Publicado Segunda, 07 de Maio de 2007 às 18:06, por: CdB

O Ministério das Comunicações e o Comando da Aeronáutica pediram ao Ministério Público para investigar uma rádio pirata que entrou na freqüência de um avião que estava prestes a pousar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na última sexta-feira. O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou pessoalmente ao ministro Hélio Costa um CD com a gravação de quase quatro minutos, em que ficam claras as constantes interrupções na comunicação entre o avião e a torre de controle pela rádio pirata.

Hélio Costa preferiu não divulgar os nomes da rádio, nem os dos envolvidos.
 
- Ainda não é hora para isso. Pedimos ao MP que interpele criminalmente os responsáveis por esse fato lamentável -, disse.

Segundo o ministro, não apenas os responsáveis e a freqüência da rádio foram identificadas, como a própria estação já foi tirada do ar.

- O mais grave dessa situação é que o avião estava se preparando para pousar -, lamentou o ministro.

Hélio Costa informou que há inúmeras rádios pirata atuando nas imediações dos dois aeroportos da cidade de São Paulo, e pediu para os responsáveis por isso terem mais consciência do risco que sua atividade representa.

- Não leva mais de cem dias para alguém registrar uma rádio comunitária. Tudo está explicado no site do Ministério das Comunicações -, disse.

O ministro lamentou, também, o fato de essa rádio pirata atuar como rádio comunitária.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo