Questões de prova cancelada estão na internet

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de outubro de 2009 as 10:53, por: cdb

Após um pronunciamento do ministro da Educação, Fernando Haddad, em rede nacional de rádio e televisão, nesta quinta-feira, sobre o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi publicada na internet a prova que seria aplicada durante o fim de semana e vazou.

O material já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Em pronunciamento, o ministro da Educação Fernando Haddad convidou os estudantes a “aproveitar o tempo e aprimorar seus estudos” e anunciou que os inscritos no exame serão comunicados “pelos meios habituais da nova data e do local das provas”.

Segundo Haddad, o governo já tomou providências para apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

O Ministério da Educação (MEC) cancelou as provas que seriam realizadas nos próximos dias 3 e 4 de outubro em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram no exame.

A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os custos de impressão do Enem 2009 foram da ordem de R$ 30 milhões, segundo o ministro.