Questionário sobre Saúde da População Negra será apresentado à comunidade do Furtado de Menezes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:18, por: cdb

JUIZ DE FORA – 27/2/2012 – 18:06

Questionário sobre Saúde da População Negra será apresentado à comunidade do Furtado de Menezes

A Política de Saúde da População Negra continua sendo implementada na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Furtado de Menezes. Nesta quinta-feira, 1º de março, às 15h, a equipe da Secretaria de Saúde vai apresentar à comunidade do bairro o questionário que será instrumento de coleta de dados para diagnóstico deste público, naquela região. Para a sessão, foram convidados representantes do Conselho Local de Saúde; das escolas estaduais Maria Ilydia Resende Andrade e Teodorico Ribeiro de Assis; do Curumim local; do Lar Luiza de Marillac; do Cras; do Grupo Casa; da Associação de Moradores dos bairros Vila Ozanan, Furtado de Menezes e Vila Olavo Costa; entre outros.

De acordo com a assistente social da Uaps, Eliana Custódio Neto, serão apresentadas à comunidade, também, as diretrizes estipuladas pela Política Nacional de Saúde da População Negra (PNSPN). “O questionário poderá, ainda, ser alterado a partir de sugestões da comunidade que possam ser consideradas de relevância para o levantamento”, explica Eliana.

Segundo a assistente social, o questionário será aplicado individualmente a cada membro da família. “O levantamento vai apontar indicadores socioeconômicos, políticos, sociais, de violência, discriminação, saúde bucal e patologias específicas da etnia negra”, destaca Eliana. O objetivo do seminário é estabelecer metas a serem alcançadas a partir dos principais temas demandados pela população local e, também, do diagnóstico realizado pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), em avaliação conjunta com o Conselho Local de Saúde. “É importante que haja o envolvimento de toda a comunidade para que o objetivo seja alcançado com sucesso”, finaliza.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE