Quatro instituições educacionais recebem o Prêmio Darcy Ribeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de novembro de 2003 as 23:49, por: cdb

Quatro instituições ou entidades que se destacaram por avanços educacionais vão receber este ano o Prêmio Darcy Ribeiro. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará a solenidade de premiação dos nesta quarta-feira, às 18h, no Salão Nobre da Casa.

Na edição 2003 do prêmio Darcy Ribeiro, os quatro indicados receberão do presidente da Comissão de Educação, Gastão Vieira (PMDB-MA), a medalha de honra ao mérito.

O primeiro lugar ficou com Carlos Roberto de Souza Paíno, pelo projeto de alimentação infantil chamado “Saúde Brasil” para melhorar a qualidade nutricional da alimentação infantil e conscientizar as crianças sobre o valor da boa alimentação. O projeto teve início em São Paulo e já atingiu aproximadamente oitenta mil crianças em todo o país.

Em segundo, o Colégio Dom Bosco de São Luís, no Maranhão. A escola desenvolveu um projeto chamado “Ópera para Todos” que desperta o interesse das crianças de baixa renda do bairro da Divinéia pela leitura e escrita através da ópera.

A escola também vem realizando um trabalho pioneiro na área de alfabetização que privilegia o envolvimento da literatura desde as primeiras classes da pré-escola.

O terceiro lugar saiu para duas indicações:”Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes” (Educafro) e Hagahús Araújo pelo Instituto de Menores de Dianópolis, em Tocantins.

A primeira, tem o objetivo de potencializar e viabilizar o ingresso de afrodescendentes e carentes nas universidades públicas ou particulares com bolsa de estudo. A experiência espalhou-se por todo Brasil, principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O outro indicado, Hagahús Araújo, foi o mais novo diretor no país de obras do antigo Serviço de Assistência a Menores (SAM), hoje Funabem. Neste ano, a entidade completou 50 anos de fundação.