Quadro Cervantes é a próxima atração dos Sábados Clássicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 1 de outubro de 2004 as 10:04, por: cdb

A Série Sábados Clássicos, do Sesc Rio, apresenta no próximo sábado, às 17h, um conjunto que promete ser emocionante. No palco do Arte Sesc, Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo, se apresenta o Quadro Cervantes.
 
O grupo é formado por Helder Parente (flautas, barítono e percussão), Clarice Szajnbrum (soprano e percussão), Mário Orlando (viola da gamba, vielle, flautas doce e contratenor) e Nícolas de Souza Barros (alaúdes, violão e viola caipira, guitarras renascentista e barroca).
 
O Quadro Cervantes possui um repertório abrangente, que inclui desde a música do período medieval até o século XIX (modinhas e lundus do Brasil). Empregando cópias fieis de instrumentos antigos, um recital do grupo apresenta grande variedade de timbres, entre os quais trio vocal e dezenas de instrumentos das famílias de sopro, percussão, cordas dedilhadas e cordas com arco.
 
Em um ano de existência o espaço recebeu artistas das mais variadas nacionalidades. Ingleses, americanos, alemães e principalmente brasileiros se apresentaram em quartetos, trios, duos e solos. Nomes como Robert Trent, Britta Schmitt, Russel Poyner, Nicanor Teixeira e Nicolas de Souza Barros fizeram do Arte Sesc um lugar de referência da música clássica aos sábados.