Putin incentiva Irã a cumprir exigências da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 24 de setembro de 2004 as 10:16, por: cdb

O presidente russo, Vladimir Putin, exortou na sexta-feira o Irã a cumprir as exigências da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), depois que Teerã desafiou o órgão ao prosseguir com seu programa de enriquecimento de urânio.

A Rússia ajuda o Irã a construir um reator nuclear no porto de Bushehr, apesar de fortes críticas dos EUA, que dizem que o país busca armas atômicas.

– Somos categoricamente contra a expansão do clube nuclear. O Irã deveria atender a todas as exigências (da Agência Internacional de Energia Atômica) – afirmou Putin durante uma conferência com grupos de imprensa.

Putin já declarou que a Rússia abandonaria o projeto de Bushehr se o Irã violasse qualquer acordo da AIEA. O presidente afirmou que foi informado por líderes iranianos que eles não estavam interessados em conseguir armas atômicas.

– Saudamos essa abordagem, mas tem que ser comprovada. A comunidade internacional precisa sentir confiança (que o Irã não está adquirindo armas nucleares) – disse Putin.

Na semana passada, a AIEA adotou uma resolução indicando ao Irã para suspender todas as atividades de enriquecimento de urânio. Mas Teerã rejeitou a resolução e afirmou que começou a converter uma grande quantidade de urânio como preparação para o enriquecimento – um processo que pode ser usado para desenvolver bombas atômicas. O Irã diz, contudo, que seu programa nuclear é destinado à geração de eletricidade.