PT e PSDB polarizam votos no segundo turno

Arquivado em:
Publicado Terça, 05 de Outubro de 2004 às 06:56, por: CdB

A corrida eleitoral continua nesta semana para candidatos a prefeitos em 44 municípios onde será realizado o segundo turno em todo o país. Pelo calendário eleitoral, os candidatos destas cidades poderão iniciar suas campanhas no rádio e na televisão 48 horas após a divulgação oficial, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do resultado do primeiro turno. PT e PSDB são os partidos com melhor desempenho nas cidades com mais de 200 mil habitantes.

No segundo turno, o PT disputará em 24 municípios e o PSDB em 20. Os dois partidos partem para o confronto direto em dez cidades: São Paulo, Curitiba (PR), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Cariacica (ES), Contagem (MG), Ponta Grossa (PR), Osasco (SP), Santo André (SP) e Diadema (SP).

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país (7.771.503 eleitores), as pesquisas de opinião já indicavam um segundo turno entre o candidato tucano, José Serra, e a petista Marta Suplicy. No entanto, todas as pesquisas feitas às vésperas das eleições em São Paulo indicavam um empate técnico entre Serra e Marta. O resultado final das urnas mostrou uma diferença de 7,74 pontos percentuais a favor do candidato do PSDB.

Em Fortaleza (CE), os candidatos Antonio Cambraia (PSDB) e Inácio Arruda (PCdoB), que na campanha despontavam como favoritos nas pesquisas, foram atropelados na última semana pela petista Luizianne Lins. Ela disputará o segundo turno com Moroni Torgan (PFL) que venceu o primeiro turno com 26,6% dos votos e também não era considerado favorito na campanha à prefeitura da capital cearense. Apesar de ser do PT, Luizianne não era a candidata do governo federal em Fortaleza. Os acordos fechados com os aliados da base governista sacramentaram Inácio Arruda como o candidato governista.

Já em Ribeirão Preto (SP), por 4.266 votos, o candidato do PT, Gilberto Maggioni, ficou fora do segundo turno. Na reta final, ele foi atropelado por Baleia (PMDB) que obteve 66.622 votos contra 62.356 de Maggioni. O primeiro turno em Ribeirão Preto foi vencido por Welson Gasparini (PSDB) que recebeu 86.066 votos (35,53%).

Disputa apertada também ocorreu em Salvador (BA). Já definido como um dos que iriam para o segundo turno, pelas pesquisas de opinião, o pedetista João Henrique Carneiro obteve 43,71% dos votos válidos, o equivalente a 526.890 votos. Somente no final das apurações na capital baiana, João Henrique soube com quem disputaria o segundo turno. O pefelista César Borges obteve 21,93% dos votos válidos, contra 21,67% dados ao petista Nelson Pelegrino. Uma diferença de 3.157 votos.

Também estarão no segundo turno das eleições municipais o PMDB, disputando em 13 municípios, PDT em 6, PSB, PFL e PPS em 5, PTB e PP em 3. Outros partidos como o PL, PV, PSL e PSDC disputarão o segundo turno em um município cada.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo