PT e PMDB próximos de aliança para 2010

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de outubro de 2009 as 21:18, por: cdb

O PMDB e o PT estão a um passo de formalizar uma aliança política visando às eleições presidenciais de 2010, na qual o PT indicaria o candidato à Presidência da República e o PMDB, o candidato a vice. Na véspera, a cúpula do PMDB se reuniu à noite para tratar das negociações em torno da aliança. No início da noite, nesta quarta-feira, o presidente licenciado do PMDB e presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), confirmou que setores do partido aprovaram a aliança com o PT.

Segundo Temer, há acordo para que a Vice-Presidência seja do PMDB. No entanto, o nome para disputar o cargo só deverá ser definido no ano que vem. Temer informou que daqui duas semanas a cúpula do PMDB e a do PT vão se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para buscar a formalização da aliança. Pouco antes do jantar, na terça, o vice-líder do partido, deputado Eduardo Cunha (RJ), disse que a reunião tinha o objetivo de discutir a formação da aliança com o PT para a disputa presidencial do ano que vem. Cunha disse que essa aliança precisa ser formalizada o quanto antes para que o partido defina suas estratégias.

Segundo o parlamentar carioca, se essa definição demorar a ser fechada, a cúpula peemedebista pode perder o controle e muitos diretórios estaduais podem vir a firmar outras alianças.

– Temos que agir rápido para evitar que os Estados debandem em outras alianças. Nossa ala hoje é majoritária – disse Eduardo Cunha.