PT aprova emenda que altera política financeira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de abril de 2003 as 22:57, por: cdb

O líder do PT na Câmara, deputado Nelson Pellegrino (BA), disse na noite desta quarta-feira, que a bancada do PT decidiu aprovar, por unanimidade, a emenda constitucional do Senado que altera a redação do Artigo 192 da Constituição, para possibilitar que a regulamentação do Sistema Financeiro Nacional seja feita por diferentes leis complementares.

Ele observou que o dispositivo constitucional dificulta em demasia qualquer tentativa de regulamentar o SFN, na medida em que exige que isso se dê por uma única lei complementar. Pellegrino destacou que o PT tem absoluta confiança no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a certeza de que não vão prosperar iniciativas que comprometam a soberania nacional.

Segundo ele, a bancada do PT julga que a questão da autonomia operacional do Banco Central não está na pauta dos debates, neste momento. E que a bancada considera que uma iniciativa do Executivo, caso venha a ocorrer, para tratar de assunto, deve ser precedida de um amplo debate com a bancada petista e com as demais de sustentação do governo.