PSE: obesidade infantil é tema de parceria entre educação e saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 14:48, por: cdb

Na próxima terça-feira (13), haverá palestras e avaliação nutricional para todos os alunos e funcionários da Escola Pio XII. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola

Hábitos alimentares saudáveis e higienização são temas de palestras na manhã da próxima terça-feira (13) na Escola Municipal Pio XII, em Governador Valadares. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) – uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de levar prevenção e promoção de uma vida mais saudável aos alunos da rede pública.

O combate à obesidade infantil é o foco do PSE 2012. Por isso, além do bate-papo com os alunos, os profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESF), CAIC 1, Vila Ozanan e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 2 calcularão o Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir da altura e peso dos estudantes, uma forma de descobrir se a criança está com o peso ideal. O trabalho conta também com os acadêmicos de nutrição da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Além dos 618 alunos, todos os professores e demais profissionais da Pio XII serão beneficiados com essa parceria entre a unidade de saúde e a escola. O trabalho começará às 7h30 e segue durante todo o dia, já que a escola funciona em tempo integral. Caso não dê tempo de avaliar as medidas de todos, a ação terá continuidade na quinta-feira (15). A escola fica na Rua T, 249, bairro Nova Vila Bretas.

PSE: de Valadares para o Brasil

Na última segunda-feira (5), o diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, participou do lançamento do Programa Saúde na Escola em Governador Valadares.  Apenas duas cidades do Brasil foram selecionadas para o lançamento do PSE: além de Valadares, que representou o interior do país, o evento aconteceu simultaneamente em Belo Horizonte, cidade representante das capitais.

PSE: obesidade é tema-chave em 2012

Durante o lançamento do programa, Hêider destacou que a obesidade se tornou um problema maior que a desnutrição infantil. Por isso, a orientação do Ministério da Saúde é trabalhar o tema da obesidade infantil nas ações do PSE. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de Governador Valadares, no ano passado 4.258 crianças com até 10 anos de idade foram pesadas e medidas nas ESF do município. Desse total, quase 30% estavam com peso acima do adequado, ou seja, 985 (23,13%) crianças apresentavam risco de obesidade ou sobrepeso e 210 (4,93%) já estavam obesas. No mesmo grupo avaliado, 235 crianças estavam abaixo do peso ideal, o que corresponde a 5,52%.

PSE: como funciona

Em Valadares, mais de 35 mil alunos serão beneficiados com o programa, que funciona da seguinte maneira: as 35 Estratégias Saúde da Família (ESF) da cidade adotaram a escola mais próxima dentro da área de abrangência da unidade de saúde, seja municipal ou estadual. A cada quinze dias, um tema diferente é trabalhado com os alunos e direcionado de acordo com a faixa etária. As ações vão desde palestras e avaliações nutricionais a vacinação e atividades físicas. Além da equipe da ESF, os profissionais do Nasf e da Saúde Bucal também estão envolvidos nas atividades.