Protesto em Berlin deixa dezenas de feridos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de maio de 2003 as 10:25, por: cdb

Vinte e nove agentes da polícia antiprotestos de Berlim ficaram feridos na noite desta quarta-feira em confrontos com manifestantes que jogavam pedras antes de protestos planejados para o Dia do Trabalho. Um porta-voz da polícia disse que a violência começou pouco depois da meia-noite em um parque no distrito de Prenzlauer Berg.

Os manifestantes jogaram pedras e garrafas contra a polícia. Diversas pessoas em um concerto ao ar livre numa área próxima também ficaram feridas. Noventa e sete pessoas foram detidas.

Os conflitos começaram repentinamente em um protesto até então pacífico de 4 mil pessoas no Mauerpark, um parque perto do antigo Muro de Berlim. Há muito tempo Berlim é palco de confrontos no Dia do Trabalho entre anarquistas de esquerda e a polícia.

Em Hamburgo, houve também choques entres manifestantes e a polícia. Setenta e quatro pessoas foram detidas. Ainda hoje, os sindicatos alemães devem expressar sua desaprovação a reformas trabalhistas do chanceler Gerhard Schroeder. Os planos de Schroeder incluem cortes na Previdência e regras para facilitar a demissão de trabalhadores.