Pronto Atendimento Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, divulga balanço de atendimentos e anuncia melhorias

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Março de 2012 às 10:44, por: CdB

Publicada em 14/03/2012 - Atualizado em 14/03/2012 16h34m

Pronto Atendimento Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, divulga balanço de atendimentos e anuncia melhorias

A Unidade de Saúde de Pronto Atendimento Rubem Noal, localizada no Bairro Tancredo Neves iniciou o semestre com uma série de ações para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos usuários do município. “Tanto no que diz respeito a materiais quanto a recursos humanos, de acordo com o compromisso da atual gestão”, afirma a coordenadora do posto, a enfermeira Juliana Cides. Juliana informa ainda que o local, que funciona como unidade básica e pronto atendimento 24h, conta com todo o apoio do secretário de Saúde, José Farret.

Entre as metas traçadas para a unidade, que atende uma média de 150 a 200 consultas médicas diárias, algumas já foram implantadas. O funcionamento do Setor de Vacinas foi ampliado para dois turnos (manhã e tarde das 8h às 17h); foi implantado o acolhimento dos pacientes que aguardam consulta médica, para avaliação de prioridades a serem atendidas de imediato; ampliação dos horários de realização de curativos, das 7h até às 22h; instalação de climatização na recepção, no posto de enfermagem e na sala de administração e recebimento de pacientes trazidos pelo SAMU, com enfermeira e médica.

Na área de recursos humanos a unidade passou a contar com serviço de enfermagem durante 24 horas, possibilitando que todos os procedimentos invasivos possam ser realizados a qualquer hora do dia. O posto também recebeu o reforço de um técnico em enfermagem, que atende das 18h às 24h, a fim de agilizar os procedimentos. A coordenadora reforça que a unidade tem um cronograma de educação continuada para a equipe de enfermagem e médicos e, no final deste mês, os funcionários passarão por uma capacitação.

Novas metas para o mês de março

A coordenadora projeta para breve o cumprimento de novas metas. Segundo Juliana, serão reiniciados os grupos de hipertensos, diabéticos, ostomizados, gestantes e puericultura. Ainda neste mês haverá ampliação dos turnos de coleta de citopatológico, a fim de oportunizar o atendimento a todas as mulheres trabalhadoras da comunidade. As coletas ocorrerão todas as quartas –feiras, das 18h ás 22h e nos segundos e quartos sábados de cada mês, das 8h às 12h, com agendamento prévio. Ainda no último dia deste mês (31), será realizada uma atividade em homenagem ao mês da mulher junto à unidade, nos turnos da manhã e da tarde. A programação será divulgada em breve.

Mas as novidades na Unidade de Saúde Ruben Noal não param por aí. Já está a disposição da US um serviço de laboratório e Raio X, que está apenas aguardando as adequações físicas para iniciar a operar. Também foi autorizada pela Secretaria de Município da Saúde a contratação de mais um médico concursado para reforçar o plantão do pronto atendimento. Nos próximos meses, adianta a coordenadora, serão chamados os líderes comunitários para ouvir as carências de cada local e buscar solução para as demandas.

Confira o balanço dos atendimentos semanais da Unidade Ruben Noal:

- Atendimento ginecológico, de segunda à sexta, nos turnos da manhã e tarde, com 18 fichas diárias;
- Coletas de cito patológico nas quintas-feiras pela manhã e à tarde, com 180 coletas mês;
- O enfermeiro realiza coleta uma vez na semana totalizando 60/mês;
- Atendimento pré-natal na segunda-feira pela manhã e tarde totalizando 190 atendimentos mês;
- Atendimento de pediatria com 18 fichas pela manhã e tarde atingindo 220 consultas semanais;
- Aplicação de vacinas: atendimento de segunda a sexta pela manhã, com total de 800 vacinas mês;
- Teste do pezinho realizado na terça-feira pela manhã com um total de 10 coletas semanais;
- Atendimento clínico a pacientes do grupo de hipertensos e diabéticos totalizando 95 atendimentos semanais;
- O Pronto Atendimento conta com quatro médicos lotados na Secretaria de Saúde, e outros terceirizados;
- Número de consultas médicas diárias de 150 a 200;
- Média de atendimentos de enfermagem diária de 160 curativos, teste de glicemia capilar, retirada de pontos, aplicação de medicamentos, sondagens, consultas de enfermagem, nebulizações, oxigênio terapia, realização de eletrocardiograma e verificação de sinais vitais

 

Texto: jorn. Vera Jacques
Foto: João Vilnei
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo